Na véspera do aniversário de um ano do acidente com mineiros, Chile divulga vídeo inédito

04/08/2011 - 11h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na véspera de completar um ano do resgate dos 33 mineiros que ficaram soterrados por 70 dias no Deserto de Atacama, o governo do Chile divulgou imagens inéditas dos trabalhadores durante o acidente. Para amanhã (5) estão programadas várias atividades para registrar o aniversário de um ano do acidente.

No vídeo feito pelos mineiros, com uma câmera portátil, há imagens que os mostram descansando, escrevendo cartas e também limpando uma área, usada para colocar as máquinas que escavaram o túnel do resgate. A maioria dos homens parece estar de bom humor e fazem brincadeiras entre si.

Os 33 mineiros ficaram soterrados depois de uma explosão na mina de cobre e ouro de San José, no Norte do país. Depois de 70 dias, eles foram resgatados com vida por intermédio de um túnel escavado em uma operação especial que foi transmitida ao vivo para todo o mundo. O resgate foi acompanhado com transmissão ao vivo.

Atualmente os trabalhadores aguardam decisão da Justiça do Chile, sobre as indenizações pedidas. Vários mineiros alegaram não ter condições físicas e psicológicas para retornar ao trabalho, o que acarreta prejuízos financeiros para eles e suas famílias.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante