Eldorado decreta estado de calamidade pública por causa da enchente

04/08/2011 - 12h19

Da Agência Brasil

São Paulo – A prefeitura do município de Eldorado, localizado no Vale do Ribeira, decretou estado de calamidade pública por causa da enchente que deixou 8,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. A cheia do Rio Ribeira de Iguape provocou prejuízos em mais 16 cidades banhadas pelo rio e seus afluentes.

O total de desabrigados na região chega a 10 mil. O decreto de calamidade pública foi assinado no fim da tarde dessa quarta-feira (3) pelo prefeito de Eldorado, Donizete Antônio Oliveira, por orientação da Defesa Civil do estado.

Segundo a prefeitura de Eldorado, 70% da cidade chegaram a ficar submersos e o prejuízo econômico está próximo de R$ 30 milhões. O abastecimento de água é feito apenas por meio de caminhões-pipa, enviados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“Além dos danos aos moradores na área urbana, estimamos que 80% da produção agropecuária do município foram danificados. Falta tudo na cidade. Recebemos ajuda do governo estadual, mas ainda precisamos de produtos de higiene e limpeza, colchões e comida”, declarou o prefeito.

A Defesa Civil informou que o nível do rio já baixou na maioria das cidades. Em Registro, onde o nível normal é 3 metros, a última medição feita hoje de manhã apontou 5,91 metros e a previsão é que chegue a 6,5 metros no fim da tarde. Em Eldorado,onde o nível do rio chegou a 13,3 metros, 8,3 metros acima do normal, a última medição feita ontem à noite marcou 9,92 metros.

Dados da Defesa Civil mostram que em Registro há 720 pessoas desabrigadas e desalojadas, 500 em Sete Barras e 120 em Iguape. Nos demais municípios da região onde havia pessoas nessas condições, a situação já foi normalizada. O abastecimento de água e luz é precário nos bairros rurais de Sete Barras, onde 60% da produção agropecuária foram perdidos.

De acordo com a Defesa Civil, não chove na região desde a madrugada de terça-feira (2).

Edição: Graça Adjuto