Brasil poderá reduzir impostos para estimular consumo se crise econômica mundial piorar, diz Mantega

04/08/2011 - 16h42

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar do agravamento da situação internacional, o Brasil está preparado para lidar com a crise econômica no exterior, disse hoje (4) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, esse movimento reflete o enfraquecimento dos Estados Unidos e a crise de vários países europeus, que não está sendo resolvida.

O ministro disse esperar que a instabilidade nos mercados financeiros seja momentânea. No entanto, se a turbulência persistir, o Brasil pode lançar mão de instrumentos disponíveis desde a crise econômica de 2008, de acordo com o ministro. Para segurar a queda da atividade econômica na época, o governo cortou impostos para estimular o consumo de veículos e da linha branca, reduziu a parcela que os bancos são obrigados manter retida no Banco Central e usou recursos das reservas internacionais para financiar o comércio exterior.

“Espero que esse cenário cesse nos próximos dias, mas, caso haja um agravamento da crise mundial, o Brasil nunca esteve tão preparado. Hoje, não só temos mais reservas, mas temos os mecanismos e instrumentos que criamos na crise de 2008. Eles estão todos ativos e poderão ser implementados a qualquer momento”, declarou.

Embora tenha minimizado os riscos da situação mundial para a economia brasileira, Mantega admitiu que haverá consequências para o país. “Temos de ficar alerta, olhando as consequências. Mesmo o Brasil estando preparado, pode haver queda na bolsa, no crédito e no comércio, mas o país enfrentará esse cenário com o mínimo de danos para a atividade econômica”, explicou.

Edição: Lana Cristina