Ancine vai distribuir R$ 700 mil a produtoras cujos filmes tenham se destacado em festivais

04/08/2011 - 8h15

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Sete produtoras cinematográficas vão receber  R$ 100 mil cada uma da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Lançado esta semana, o Programa Ancine de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro (PAQ 2011) receberá inscrições até o próximo dia 15 de setembro.

Só poderão se inscrever, entretanto, produtoras que tenham participado de festivais de cinema no Brasil e no exterior, lembrou o diretor da Ancine, Mário Diamante, em entrevista à Agência Brasil. “O grau máximo de nota, de avaliação positiva de uma obra, é se ela entra nos principais festivais internacionais, como Cannes e Berlim, se ela se qualifica para participar do Oscar e se participa também dos principais festivais no Brasil”.

Diamante lembrou ainda que o campeão do PAQ 2010 foi o filme Maré, Nossa História de Amor, da cineasta Lúcia Murat, que teve  uma participação significativa  nos principais festivais internacionais e nacionais, como o Festival do Rio 2007, o de Berlim, o Open Doek  (Bélgica), o de Shangai, Cannes, o Barbican Centre (Londres), o de Los Angeles, o Latino Film e o Open Doors (Holanda), todos em 2008.

As produtoras premiadas têm que investir os recursos em pesquisa e roteiros de novos filmes. “A ideia é que  o dinheiro do prêmio seja reinvestido na própria  atividade, ligando a produção dos filmes. É o que a gente chama de capital semente, para você plantar novas obras audiovisuais, ou seja, novos filmes. De certa forma, é um ciclo virtuoso da produção cinematográfica”, definiu o diretor.

Desde o início do programa, em 2005, já foram contempladas 38 empresas, viabilizando a realização de 39 filmes, entre eles A Mulher Invisível, Heleno, Uma Noite em 67, Malu de Bicicleta, Trabalhar Cansa (este inédito, selecionado para o Festival de Veneza), e a série Nathalia, exibida na TV Brasil.

Além do PAQ, a Ancine dispõe de outra premiação para incentivar a indústria cinematográfica nacional. Trata-se do Prêmio Adicional de Renda (PAR), que segue o mesmo princípio do PAQ, mas o cálculo da premiação é feito com base no resultado comercial das obras no segmento de salas de cinema.

“Aí, quem ganha são os produtores cinematográficos que têm obras de maior bilheteria, os distribuidores que lançaram os filmes e os cinemas de rua, que são incentivados a exibir os filmes brasileiros”, disse Diamante.

A lista dos vencedores do PAQ 2011 será divulgada tão logo termine a análise técnica dos inscritos. O diretor da Ancine estimou que isso ocorrerá cerca de um mês e meio depois do encerramento das inscrições.

Edição: Graça Adjuto