Plano para estimular indústria nacional é primeiro passo, diz federação paranaense

03/08/2011 - 12h42

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rommel Barion, disse que a entidade pretende dar “um voto de confiança” ao governo federal na implantação das medidas de apoio à indústria nacional anunciadas ontem (2), por considerá-las um avanço para o setor. O vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, destaca que é a primeira vez que um pacote de medidas é voltado exclusivamente para a indústria.

Mas, segundo o empresário, esse é apenas um primeiro passo, que será acompanhado pelas indústrias paranaenses para que realmente “saia do papel”. Segundo ele, todos estão dispostos a trabalhar juntos para que isso ocorra, porque têm interesse de que as ações do plano se tornem realidade.

Entretanto, o vice-presidente disse que alguns setores considerados altamente produtivos e grandes empregadores de mão de obra não foram contemplados. Ele citou o de alimentação. Para ele, é preciso “desonerar a folha de pagamento de todos os setores produtivos, e aumentar os segmentos beneficiados”.

Barion acredita que as medidas anunciadas tornarão as empresas brasileiras mais competitivas. Ele ressaltou o foco dado à inovação e a novas condições de financiamento com taxas de juros mais baixas. “Outra coisa que achei muito interessante é a posição adotada pelo governo em relação à defesa do mercado interno. Não podemos fechar nossas fronteiras, mas as empresas que comercializam com o Brasil devem obedecer às mesmas normas exigidas para o comércio brasileiro, como o respeito ao meio ambiente e a não aceitação do trabalho infantil”, ressaltou.

Edição: Juliana Andrade