Empresa sueca poderá participar de leilão de faixa de frequência para área rural

03/08/2011 - 19h23

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa sueca de telecomunicações Net 1, que disponibiliza internet por meio da faixa de frequência de 450 megahertz (MHz) para 95% do território da Suécia, poderá participar da licitação aqui no Brasil. O direito de exploração da faixa de 450 MHz deverá ser licitado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril do ano que vem.

No fim de julho, uma comitiva do Ministério das Comunicações e da Anatel passou três dias na Suécia para conhecer a exploração dos serviços de voz e dados na faixa de 450 MHz naquele país. Segundo a diretora do Departamento de Serviços e de Universalização de Telecomunicações, Miriam Wimmer, os representantes da Net 1 manifestaram interesse em explorar o serviço no Brasil. “Eles têm interesse, mas a decisão só será tomada depois que o edital for publicado e as condições forem definidas”. A Net 1 também atua na Noruega e na Dinamarca.

De acordo com Wimmer, além de levar banda larga e telefonia para as escolas rurais, uma imposição ao vencedor do leilão, a faixa de 450 MHz também poderá ser usada pelo setor industrial, por cruzeiros marítimos ou mesmo para monitoramento de frota.

Edição: Vinicius Doria