De olho na Copa, policiais de Brasília participam de curso sobre a indústria da pirataria

02/08/2011 - 20h30

Da Agência Brasil

Brasília - Policiais militares do Distrito Federal (DF) estão participando de um curso para entender como funciona a indústria da pirataria e como são feitas a distribuição e a venda de produtos falsificados no Distrito Federal e nas cidades do Entorno. No curso, os policiais também aprendem como diferenciar o produto pirata do original. O curso, que começou hoje (2) e termina amanhã (3), foi promovido pela Secretaria da Ordem Pública e Social do DF (Seops) e pelo Ministério da Justiça (MJ).

Para o major Alencar, da Seops, o curso é fundamental para a formação dos policiais. "É o maior curso de capacitação de novos agentes e é algo que ainda não foi feito em nenhum lugar no país. Esses novos agentes serão formados com capacidade para combater esse tipo de desordem”.

O major ressaltou a importância do combate à pirataria neste momento que o país se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014. “A Fifa [Federação Internacional de Futebol] recomenda que não tenha esse tipo de desordem [venda de produtos pirata] nas proximidades dos estádios e precisamos acertar muitas coisas ainda no DF”. Ao todo, 1,4 mil policiais que acabaram de ingressarna corporação serão capacitados.

Amanhã (3), o presidente do Conselho Nacional de Combate a Pirataria (CNCP), Paulo Abrão, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, vão assinar o termo aditivo de prorrogação do acordo de cooperação do projeto Cidade Livre de Pirataria. Brasília aderiu ao projeto em 2010.

Edição: Vinicius Doria