Parlamento de Cuba debate reformas econômicas adotadas há cerca de três meses

01/08/2011 - 8h00

Da Agência Lusa

Brasília - A Assembleia Nacional de Cuba faz hoje (1º) a primeira reunião ordinária do ano para analisar o avanço das reformas econômicas aprovadas há cerca de três meses. Em abril, durante o 6º Congresso do Partido Comunista, foi aprovado um pacote de medidas com o objetivo de evitar o colapso da economia local.

Por quatro dias, 400 deputados, em 12 comissões, analisaram os relatórios econômicos setoriais. Hoje os cubanos deverão divulgar um relatório sobre o avanço dos acordos de reformas adotados em abril.

A expectativa é que os deputados ratifiquem as reformas, contidas no plano Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução. As propostas capitaneadas pelo presidente cubano, Raúl Castro, têm o objetivo de estimular a economia no país.

Nos últimos dias, Castro criticou a persistência da desordem, do não cumprimento, de ilegalidades e da  falta de planejamento burocrático que afetam a agricultura, os investimentos, o transporte e o comércio em Cuba.

Em discurso, o presidente cobrou “ordem, disciplina e exigência” por parte dos ministros e determinou como ponto de partida o planejamento de ações específicas. Segundo ele,  o planejamento é uma ferramenta fundamental no trabalho de todos.