Arraiá comemora pacificação do Complexo do Alemão no Rio

31/07/2011 - 15h20

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A comunidade do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, comemora oito meses sem tráfico armado na região com o Arraiá da Paz. Coordenada pelo grupo Descolando Ideias e o Jornal Voz da Comunidade, com o apoio da Secretaria de Cultura, a festa começou ontem e termina hoje (31) a noite com shows de forró pé de serra, pagode, sorteio de presentes para as crianças, além de atrações de uma genuína festa junina.

Desde a pacificação, uma série de atividades e serviços têm sido oferecidos no local, antes marcado pela violência. “O complexo é muito grande e as comunidades não se falavam. Queremos essa integração, não somente entre quem mora aqui, mas principalmente com quem vem de fora. Também procuramos valorizar os talentos locais, já que o evento tem grande visibilidade”, disse Lana Pereira, da organização social Descolando Ideias.

O aposentado, Severino Gouvêa e Silva, de 70 anos, mora na comunidade Nova Brasília e disse não se lembrar da última vez que viu tanta criança e adolescente nas ruas depois das 21 horas.

“Moro aqui há mais de 30 anos e nunca vi tanta gente feliz junta. Tomara que enquanto viver não precise mais ver homem com arma apontada para nossas crianças”, comentou o ex-eletricista que participou da festa de ontem e vai marcar sua presença hoje também.

Hoje ocupado pelo Exército, o Complexo do Alemão reúne 13 favelas, com uma população de mais de 65 mil pessoas. O governo do estado anunciou na semana passada que a região deve ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora em outubro deste ano.

Edição: Talita Cavalcante