Manifestantes pedem a saída de Ricardo Teixeira da CBF em evento do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014

30/07/2011 - 16h10

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O clima é tenso do lado de fora da Marina da Glória, centro do Rio, onde começou há pouco a cerimônia do sorteio das chaves das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Dezenas de manifestantes protestam contra remoções que serão feitas em função das obras do Mundial e pedem a saída de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Homens das polícias Militar e Rodoviária Federal, além de guardas civis, impedem a aproximação dos manifestantes da entrada da Marina, usando cães e cavalos, onde, desde às 14h30, chegam carros oficiais. A presidenta Dilma Rousseff está na cerimônia.

Com faixas, apitos e tambores, o grupo pede mais investimento na educação e critica a falta de transparência nos investimentos que se anunciam diante da realização dos jogos no Brasil.

O trânsito está parado em alguns bairros da zona sul, devido ao grande número de autoridades que vão ao evento. Há vários batedores pela cidade para fazer a segurança das autoridades. O Aeroporto Santos Dumont, localizado nas proximidades da Marina da Glória, está fechado por motivos de segurança e só deve ser reaberto depois das 18h. Cerca de 40 voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Edição: Lana Cristina