Chuvas deixam 26 cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul

29/07/2011 - 20h35

Da Agência Brasil

 

Brasília – Já chega a 26 o número de municípios em situação de emergência por causa da chuva que atinge, desde o dia 20, grande parte do Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil. Encantado e Lageado são as cidades mais prejudicadas. Mais 16 municípios, entre eles Taquari, Trindade do Sul e Nova Alvorada, estão sob notificação preliminar para decretação de emergência.

Diante do agravamento da situação, os abrigos públicos estão se preparando para atender as vítimas de possíveis deslizamentos. Já passa de 126.202 o número de pessoas afetadas pelos temporais.

A Defesa Civil informou ainda que os rios que cortam o estado estão sendo monitorados, pois registraram nível elevado de água, entre eles dos Sinos, do Guaíba, Caí, Taquari, Uruguai e Jacuí.

Em Encantado, no Vale do Taquari, cerca de 70 das 450 famílias tiveram que deixar as áreas atingidas por alagamentos e estão em abrigos públicos. Elas devem ficar no local até domingo (31), quando a chuva, de acordo com a previsão meteorológica, deverá diminuir.

 

Edição: Aécio Amado