Frio ajuda comércio do Rio a aumentar vendas de confecções

28/07/2011 - 17h39

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram em junho pelo sexto mês consecutivo, com expansão 8,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado. É o que mostra a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada hoje (28) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Segundo a entidade, o frio ajudou a aumentar o volume de negócios do setor. Foram ouvidos 750 estabelecimentos comerciais.

No acumulado do primeiro semestre, o aumento nas vendas foi 7,8%, contra 14% observados de janeiro a junho de 2010, de acordo a pesquisa Termômetro de Vendas.

Segundo o chefe do Centro de Estudos da entidade, Fernando Mello, junho costuma apresentar maior volume de vendas devido a fatores sazonais. “O frio traz um grande faturamento”.

A área de confecções, liderada pelo setor de vestuário, puxou o crescimento das vendas no período. “Os agasalhos são a mercadoria mais cara da área de vestuário. Este ano, tivemos muito frio em junho mês. Isso teve reflexo no desempenho do setor de vestuário masculino, feminino, infantil, inclusive a área de calçados e de cama”, disse Mello.

As vendas de produtos do chamado ramo mole do comércio (confecções e moda infantil, calçados e tecidos) subiram 8,9% em junho. O setor de vestuário, assinalou Mello, é um dos mais fortes no Rio de Janeiro. “O maior índice de lojas no Rio é do setor de vestuário”. Ainda segundo ele, o Dia dos Namorados também colaborou para aquecer as vendas no mês.

Uma curiosidade chamou a atenção. Os produtos do ramo duro (móveis, eletrodomésticos, jóias e óticas), que tradicionalmente apresentam queda no período do inverno, este ano tiveram bom desempenho. Houve alta de 8,1%, em função das promoções realizadas pelo comércio.

O CDL-Rio está revendo as projeções feitas para o ano. A expectativa é alcançar um aumento entre 9% e 10% nas vendas em 2011, em relação ao ano passado.

Edição: João Carlos Rodrigues