Seria “uma irresponsabilidade total”, diz Gerdau sobre possibilidade de calote da dívida dos EUA

26/07/2011 - 16h29

Pedro Peduzzi, Daniel Lima e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O empresário Jorge Gerdau, coordenador da Câmara de Políticas de Gestão de Desempenho e Competitividade, disse hoje (26) não acreditar na possibilidade de que os Estados Unidos apliquem um calote na dívida. Segundo ele, isso seria “uma irresponsabilidade total”. Gerdau também se mostrou preocupado com a desindustrialização do Brasil. “Ela já está acontecendo”, assinalou, após participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

De acordo com o empresário, a política econômica está em uma situação confortável a curto prazo, mas a longo prazo poderá haver consequências negativas, com a manutenção do processo de desindustrialização e com a questão cambial andando da forma como está. “A valorização do real vai prejudicar as exportações e aumentar as importações.”

Para o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, a crise norte-americana “parece a crônica da morte anunciada”.“Isso nos preocupa porque a rebordosa pode estourar para os mais fracos. Temos de ficar preocupados porque o olho do furação tem problemas e evidente que a periferia também passa a tê-lo.” Para ele, é preciso fortalecer o mercado interno e resolver o problema da taxa de juros.

Edição: João Carlos Rodrigues