Falso alarme de bomba atrasa por oito horas voo do Rio para Frankfurt

26/07/2011 - 14h21

         
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – Um falso alarme de bomba atrasou por oito horas um voo da companhia aérea TAM, que sairia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim às 21h de ontem (25), com destino a Frankfurt, na Alemanha. Um dos passageiros, um polonês de 34 anos, já estava em seu assento quando comunicou aos comissários de bordo a existência de uma bomba dentro da aeronave.

Com isso, a decolagem foi suspensa, e a Polícia Federal foi chamada por volta das 21h. O passageiro, de identidade não revelada, foi retirado do avião e está preso na Delegacia da Polícia Federal no Galeão.

A aeronave foi deslocada para uma área reservada do aeroporto, afastada do terminal. Os passageiros e as bagagens foram retiradas e, após inspeção, nada foi constatado.

Policiais militares, com cães farejadores, e o Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal vistoriaram toda a aeronave e concluíram que não havia bomba. Os policiais federais também interrogaram o polonês, para saber o que ele levava em sua bagagem de mão. O conteúdo informado por ele não condizia com o que foi detectado no exame de raio X da bagagem. Por via das dúvidas, os policiais decidiram explodir a bagagem de mão do passageiro.

O avião só pôde deixar o Rio de Janeiro por volta das 5h30, com uma outra tripulação da TAM.

Edição: Nádia Franco