Jorge Ben Jor embala o público no encerramento dos Jogos Mundiais Militares

24/07/2011 - 22h20


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As arquibancadas do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio, com capacidade para cerca de 47 mil pessoas, não chegaram a ficar lotadas no encerramento da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares na tarde hoje (24). Mas a pequena multidão que compareceu ao evento estava entusiasmada, agitando bandeiras e fazendo olas. A cerimônia terminou com um show cantor Jorge Ben Jor.

O evento começou às 18h, com a execução do hino nacional pelos seis pianistas Arthur Moreira Lima, Amilton Godoy, João Carlos Assis Brasil, Nelson Ayres, Antônio Adolfo e Wagner Tiso. Em seguida, as bandas militares se apresentaram. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, esteve no encerramento dos Jogos Mundiais Militares.

Depois da execuação do hino nacional, os organizadores anunciaram que o Brasil havia ficado em primeiro lugar no quadro de medalhas. Quase ao mesmo instante, cerca de 4 mil atletas de 218 países entrara na pista, sob os aplausos do público.

A dona de casa Agnes Rosa foi ao encerramento dos Jogos Mundiais Militares com o filho Victor, 4 anos. Ela ficou sabendo do evento pela televisão. “Aproveitei que era de graça e resolvi trazer meu filho para conhecer o estádio e ver a cerimônia.

Mais cedo, o presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism), coronel Kalkaba Maboum, da República dos Camarões, disse que esta foi a melhor de todas as cinco edições dos Jogos Mundiais Militares. Ele elogiou a infraestrutura das três vilas construídas especialmente para o evento.

De acordo com o presidente do Cism, o transporte, prejudicado pelos congestionamentos na cidade, deve ser melhorado para as Olimpíadas de 2016. “O Rio tem um tráfico pesado. Em 2016, teremos um contingente ainda maior de pessoas. É preciso pensar nisso para eventos futuros.”

O coronel comemorou os 23 novos recordes mundiais que foram alcançados durante o evento e cumprimentou a mídia pela cobertura dos jogos. “Cento e vinte veículos de comunicação de 39 países estiveram aqui cobrindo os jogos. Uma cobertura inédita na história dos Jogos Mundiais Militares”.

O presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, vice-almirante Gambôa, atenuou os problemas com o transporte. “Foi um evento de sucesso. Tudo funcionou muito bem. Trabalhamos com a estrutura viária que existe e houve 98% de chegadas no horário previsto.” Segundo ele, o Brasil investiu R$ 1,5 bilhão para promover o evento.

Edição: João Carlos Rodrigues