Preso por tiroteio em acampamento é norueguês, diz ministro

22/07/2011 - 22h13

Da BBC Brasil

 

Brasília - O ministro da Justiça da Noruega, Knut Storberget, disse que o homem detido pelo tiroteio em um acampamento de jovens em uma ilha do país é de nacionalidade norueguesa.

Em entrevista coletiva, o ministro e o premiê Jens Stoltenberg declararam que é cedo para especular os motivos da tragédia e que não se sabe se o atirador agiu sozinho.

Segundo testemunhas e relatos da polícia, o homem entrou vestido de policial em um acampamento promovido pelo Partido Trabalhista (do governo) e atirou em dezenas de jovens, matando ao menos dez.

A polícia acredita que o mesmo homem esteja relacionado com um atentado a bomba ocorrido pouco antes em Oslo, atingindo vários prédios do quartel-general do governo da Noruega. Ao menos sete pessoas morreram.

Há relatos de que o homem tenha sido visto em Oslo antes de seguir à Ilha de Utoeya, onde ocorreu o tiroteio, e onde explosivos não detonados foram encontrados pela polícia.

O chanceler da Noruega, Jonas Gahr Store, confirmou, em entrevista à BBC, que suspeita-se que o detido tenha ido ao acampamento depois de plantar a bomba na capital norueguesa.