Polícia acredita que ataques na Noruega foram coordenados

22/07/2011 - 19h34

Da BBC Brasil

Brasília - Os dois ataques que a Noruega sofreu hoje (22) foram aparentemente coordenados, com um saldo até agora de 17 mortos. A polícia confirmou que ao menos dez pessoas morreram em um acampamento em uma ilha próxima de Oslo, onde um homem vestido de policial abriu fogo contra os participantes de um encontro de jovens do Partido Trabalhista. A imprensa norueguesa, porém, informou que o número de vítimas do tiroteio pode chegar a 30.

Pouco antes, um atentado a bomba atingiu vários prédios governamentais em Oslo, deixando pelo menos sete mortos e 15 feridos.

Um homem suspeito de ser o autor do ataque ao acampamento na Ilha de Utoeya foi preso pela polícia. Acredita-se que ele tenha relação com a bomba colocada no centro de Oslo. “Temos muitos motivos para acreditar que o tiroteio está conectado com a explosão em Oslo”, disse à rede de notícias NRK Bjorn Erik Sem-Jacobsen, porta-voz da polícia.

O representante do Partido Trabalhista norueguês, Bjorn Jarle Roberg-Larsen, disse à BBC que cerca de 600 jovens, entre 13 anos e 20 e poucos anos de idade, participavam do acampamento de verão. Segundo a agência France Presse, o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, deveria comparecer ao encontro.

Mais de 20 ambulâncias e quatro helicópteros foram despachados para o resgate dos participantes. Imagens da TV norueguesa mostram corpos de vítimas do ataque. A polícia suspeita que haja explosivos na ilha e agora vasculha a área, de acordo com o site de notícias VG Net. Uma testemunha citada no site da rádio pública NRK disse que “um homem com uniforme da polícia atraiu os jovens gritando ‘venham aqui’, executando-as em seguida”.