Hospital do Coração promove ação para conscientizar fumantes sobre risco do tabaco

22/07/2011 - 18h16

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Profissionais do Hospital do Coração (HCor) fizeram hoje (22) uma ação de conscientização sobre os malefícios do cigarro. O ato foi feito em frente ao Conjunto Nacional, um edifício comercial na região central da capital paulista. O local foi escolhido porque há dois anos o ambiente passou a ser livre do tabaco. A equipe do HCor fez a medição do índice de monóxido de carbono nos frequentadores do condomínio e os orientou sobre parar de fumar.

“Nós mostramos qual é o valor do monóxido de carbono, determinando se ele é um fumante leve ou pesado, explicamos o que a substância faz no organismo, que é cancerígena podendo atacar todos os órgãos e ele recebe um folheto com orientações”, explicou a coordenadora do Serviço de Psicologia do hospital e responsável pelo Programa de Cuidado Integral ao Fumante do Hcor, Silvia Cury.

Segundo ela, quando a pessoa deseja deixar de ser fumante, deve escolher um dia para parar de fumar e neste dia jogar o cigarro fora. “A partir daí deve beber bastante água quando tiver vontade de fumar e pode substituir o desejo de colocar alguma coisa na boca comendo uma cenoura crua, um cristal de gengibre, um chiclete dietético, por exemplo”. Além disso, deve fazer atividade física três vezes por semana e ter um controle melhor da alimentação, comendo três vezes ao dia em quantidades menores para evitar substituir o cigarro por comida.

De acordo com Silvia, a partir daí a pessoa começa a controlar a vontade de fumar. Ela ressaltou que geralmente a dependência pela nicotina leva de dez a 12 semanas para desaparecer totalmente e o que fica é a dependência psicológica. “Isso tem por trás basicamente ansiedade e stress, então é importante que a pessoa em uma situação dessa procure trabalhar a ansiedade que tem em relação a situações do dia a dia”.

As pessoas que passaram pelo local e se interessaram pelo assunto receberam folhetos e revistas sobre o tema. A ação ocorreu entre as 10h e as 15h.

 

Edição: Rivadavia Severo