Governo estuda liberar venda de bebidas alcoólicas em jogos da Copa, diz Orlando Silva

22/07/2011 - 22h23

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse hoje (22) que o governo está analisando o pedido da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de liberar a venda de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo. O Estatuto do Torcedor proíbe o consumo e a venda de álcool nos estádios.

“A Fifa pautou esse tema para nós. Nós estamos examinando a conveniência, a oportunidade ou não de manter a regra ou suspender a regra do consumo de bebida alcoólica”, disse o ministro.

Segundo Silva, o tema será discutido na elaboração do projeto de lei que vai determinar as normas para o Mundial de 2014. “Nós não vamos decidir sobre esse tema sem ouvir, por exemplo, o Ministério Público [Federal]”, ressaltou. O ministro lembrou que em alguns países o consumo de bebidas com álcool é permitido nos estádios.

Silva disse que o projeto de lei deverá ser enviado ao Congresso Nacional na primeira quinzena de agosto e que a decisão sobre o tema levará em conta vários fatores, como os contratos de patrocínio. “É um evento internacional, tem compromissos internacionais, tem patrocinadores da Fifa, mas tem também a estratégia do Brasil”.

 

 

Edição: Rivadavia Severo