Dilma lamenta atentado na Guiné e convida presidente para visita ao Brasil

22/07/2011 - 14h25

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff ligou hoje (22) para o presidente da Guiné, Alpha Condé, e prestou solidariedade em razão do atentado sofrido por ele na terça-feira (19), quando a residência de Condé foi alvo de tiros e foguetes. Condé não sofreu ferimentos e um soldado da guarda presidencial morreu.

Dilma também convidou Alpha Condé para uma visita oficial ao Brasil. O convite foi aceito, mas ainda não foi acertada uma data. A presidenta ainda falou sobre a necessidade de reforçar os laços entre os dois países e apontou como alternativas para isso o investimentos de empresas brasileiras em Guiné e a cooperação técnica em programas sociais como o Plano Brasil sem Miséria.

Durante a conversa, Dilma destacou a chegada de Alpha Condé ao poder como o primeiro presidente eleito democraticamente no país. Veterano opositor, Condé chegou à Presidência em novembro ao vencer as primeiras eleições democráticas, após décadas de golpes militares. Uma das primeiras tarefas do presidente foi colocar em prática reformas nas áreas de segurança e defesa.

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que está na África, visitará Guiné na segunda-feira (25).

Edição: Talita Cavalcante