Pequenos produtores rurais participam de feira em Curitiba

20/07/2011 - 16h27

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Júlio Cesar é um produtor de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, dono de uma das 250 agroindústrias que estão vendendo produtos, de hoje (20) até domingo (24), na edição curitibana da Feira Sabores do Paraná. Turistas e moradores da capital paranaense vão ter a oportunidade de conhecer, degustar e levar para casa os mais de 1,5 mil produtos da agroindústria familiar paranaense.

As geleias, doces, patês, conservas, biscoitos, bolachas, condimentos, pimentas, queijos, licores, vinhos, sucos e salames são elaborados com receitas exclusivas das famílias, passadas de geração em geração, mas que conservam o tradicional sabor do campo.“Um produto muito procurado é o salame cracóvia, tipicamente polonês e comercializado no Paraná há uns dez anos. É preparado com carne suína moída e já vem assado”, explicou diz o produtor à Agência Brasil.

Segundo o coordenador do Programa Fábrica do Agricultor, Eder Dalla Pria, a expectativa é que 30 mil pessoas visitem a feira e garantam um faturamento de cerca de R$ 1,5 milhão. "Não estamos só comercializando produtos, aqui está o sistema da agricultura paranaense. Além de comercializar, os produtores e visitantes poderão obter informações sobre crédito, pesquisa e assistência técnica ”, explicou Dalla Pria.

Uma novidade na apresentação da feira deste ano que, segundo o coordenador, deverá agradar aos visitantes, é o cenário da entrada do Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. “O percurso é feito por dentro de uma horta, com produção primária e só no final estão as barracas com os produtos já prontos”. Os preços, segundo ele, são outro atrativo. “São produtos feitos artesanalmente e com preços inferiores aos similares expostos em pontos de venda tradicional.”

Edição: Vinicius Doria