Inmet e Inpe alertam para chuva forte na Região Sul

20/07/2011 - 13h53

Da Agência Brasil

Brasília – Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil hoje (20) e deve provocar chuva e trovoadas em toda região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiram um alerta especial para chuva forte no centro-norte do Rio Grande do Sul, no oeste e centro-sul de Santa Catarina e no oeste do Paraná. À tarde, a chuva deve atingir também o sul de Mato Grosso do Sul.

O Inpe alerta também para chuvas fortes no Acre, no Amazonas, em Roraima, no Pará, no Amapá e no norte do Maranhão.

Segundo o Inmet, o tempo nublado predomina em quase todas as regiões do país. No Nordeste, a previsão é que ocorra chuvas isoladas a qualquer hora do dia, principalmente no litoral do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia.

O sol deve aparecer somente no Sudeste e no Centro-Oeste, onde o tempo deve permanecer claro a parcialmente nublado devido à névoa seca que encobre as regiões.

A baixa umidade do ar também preocupa os dois institutos de pesquisas meteorológicas. Ontem (19), segundo o Inpe, os estados de Mato Grosso, Goiás, do Distrito Federal, do Pará, do Tocantins, do Maranhão, do Piauí, da Bahia e de Minas Gerais registraram níveis de umidade abaixo de 30%. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis inferiores a 30% exigem cuidados, pois podem ser prejudiciais à saúde humana. Hoje, o alerta do Inmet é para todo o Centro-Oeste, a Bahia, o Piauí, o Tocantins, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais.

Edição: Juliana Andrade