Contraf classifica como equívoco decisão do Copom de aumentar mais uma vez a taxa de juros

20/07/2011 - 21h32

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) classificou de “equívoco”o reajuste da taxa básica de juros para 12,5% ao ano. O aumento foi decidido hoje (20) em reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

“O quinto aumento consecutivo da Selic em 2011 é um grave equívoco que está comprometendo o crescimento econômico deste ano, com implicações negativas na geração de emprego e na renda do trabalhador”, disse o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Segundo ele, o Banco Central ignorou todos os indicadores que mostram a desaceleração da inflação e “se baseou unicamente na pesquisa Focus, divulgada ontem (19) pelo Banco Central, que projeta a elevação da inflação e conspira contra o crescimento sustentável do país”.

Cordeiro defendeu que o Banco Central passe a levar em conta “metas sociais” na condução da política monetária. “Para isso, é fundamental ampliar o Conselho Monetário Nacional, de forma a contemplar a participação da sociedade civil organizada na discussão dos rumos da economia", ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado