Confederação de Dirigentes Lojistas lamenta nova alta dos juros

20/07/2011 - 20h57

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) lamentou o aumento da taxa básica de juros (Selic) para 12,5% ao ano, anunciado hoje (20) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A taxa é a mais alta desde janeiro de 2009 (12,75% a.a.). “Os diretores do Banco Central acabaram por desferir um duro golpe no bolso do cidadão comum, que terá de arcar com custos ainda maiores em financiamentos, além de conviver com os juros reais mais altos do mundo”, reclamou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, após o anúncio do aumento.

Ele destacou que os juros altos têm gerado efeitos colaterais, como a apreciação excessiva do real em relação ao dólar. “Como resultado, no ano, o fluxo cambial, que mede as entradas e saídas de recursos do país, já é praticamente o dobro do de 2010”.

Segundo Pellizzaro, o Banco Central agiu em desacordo com as últimas informações sobre a inflação, que apresenta sinais de queda. “Ainda pela manhã, o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] já havia divulgado que o IPCA-15 [Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Primeira Quinzena] de julho havia recuado para o menor patamar desde agosto de 2010. A cautela foi desmedida”.

Edição: Vinicius Doria