Malásia e Indonésia abrem mercado para alguns tipos de carnes brasileiras

19/07/2011 - 15h48

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Malásia autorizou a abertura do mercado para carnes bovina e de peru brasileiras. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que divulgou a informação hoje (19), a liberação foi anunciada pelas autoridades malaias no final da semana passada. Inicialmente, apenas dois frigoríficos nacionais estão autorizados a embarcar carne bovina para a Malásia e um, carne de peru.

A conquista do direito de exportar para um novo mercado, de acordo com o Mapa, é consequência da missão que o governo enviou, em junho, à Malásia, Indonésia e ao Japão. “[A liberação da exportação] faz parte da estratégia do governo do Brasil de ampliar os mercados para a carne nacional, especialmente em países asiáticos”, comunicou o Mapa em nota.

A Indonésia também autorizou as importações de carne de pato e de peru do Brasil. Em agosto, uma equipe de técnicos japoneses vem ao Brasil para inspecionar frigoríficos de carne suína. Segundo o Mapa, “a vinda da missão é a última etapa necessária para o início dos embarques do produto nacional ao país asiático”, dentro de um processo que já dura dez anos.

Os japoneses vão vistoriar as condições controle de sanidade animal e de saúde pública em frigoríficos de Santa Catarina, nos postos de divisa e de fronteira e em aeroportos do estado. Os técnicos asiáticos também visitarão o Laboratório Nacional Agropecuário do Pará (Lanagro), que faz o isolamento do vírus da febre aftosa.

O Mapa informou que, depois da Ásia, o próximo objetivo é abrir os mercados na América Central e no México, ainda estão fechados para as carnes brasileiras.

Edição: Vinicius Doria