Jogos Militares: brasileiro tenta quarta medalha de ouro nas finais de hoje na natação

19/07/2011 - 14h17

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um dos maiores medalhistas de ouro da quinta edição dos Jogos Militares – junto com as chinesas Liuyang Zhao e Hongtao Zhang –, o nadador brasileiro Gabriel Mangabeira pode conquistar seu quarto ouro na noite de hoje (19), na final dos 50 metros costas. Mangabeira se classificou com o melhor tempo das eliminatórias pela manhã.

Nos dois primeiros dias de prova da natação, o brasileiro já havia conseguido ouros nas provas de 100 metros costas, 50 metros borboleta e revezamento 4x100 medley masculino. “A eliminatória foi boa. Tem que ter paciência e tranquilidade agora para chegar à final e fazer uma boa prova. A vitória vai ser consequência de uma boa prova”, disse Mangabeira.

Apesar de ser o atleta brasileiro com mais ouros na competição até o momento, Mangabeira recusa o título de principal nome do Brasil nos Jogos. “Acho que o Brasil é o grande nome nestes Jogos. É isso que a gente está buscando e vem dando resultado”, diz o nadador, que já se prepara para os Jogos Pan-Americanos, marcados para este ano em Guadalajara, no México.

Mangabeira, 29 anos, tem uma vitoriosa carreira na natação não militar, já tendo conquistado uma prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e tendo disputado uma final nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando ficou em 6º lugar. Nestes Jogos, ele ainda disputará amanhã (20) a prova dos 100 metros borboleta.

Também buscam outra medalha de ouro nas finais de hoje os brasileiros Tales Cerdeira e Fabíola Molina. Com dois ouros já conquistados nas provas de 200 metros peito e revezamento 4x100 metros medley, Cerdeira se classificou para a final dos 100 metros peito, junto com o compatriota Raphael Rodrigues.

“As expectativas são as melhores possíveis. Vamos brigar aí por mais uma medalha de ouro e ver se a gente consegue fazer uma dobradinha brasileira no pódio [junto com Raphael Rodrigues]”, disse Tales Cerdeira.

Fabíola Molina, que já conquistou um ouro nos 100 metros costas e duas pratas (50 metros borboleta e revezamento 4x100 metros medley) tenta sua quarta medalha. Ela se classificou para a final dos 50 metros costas com o melhor tempo das eliminatórias. Outro brasileiro que busca o lugar mais alto do pódio pela segunda vez é Diogo Yabe, ouro nos 400 metros medley, que se classificou para a final dos 200 metros medley hoje.

Outros brasileiros que disputarão as finais da natação, a partir das 17h30 de hoje, são: Fernanda Alvarenga e Henrique Martins (50 metros costas), Tatiane Sakemi e Juliana Marin (100 metros peito), Lucas Salatta e Joanna Maranhão (200 metros medley) e Monique Ferreira, Julyana Kury e Rodrigo Castro (200 metros livre). A equipe masculina dos 4x200 metros livre também se classificou para a final, com o oitavo melhor tempo.

Edição: Juliana Andrade