Chanceler brasileiro está no Equador para reuniões sobre Unasul

15/07/2011 - 15h38

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Equador, Rafael Correa, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúnem-se hoje (15), no final da tarde, em Quito, capital equatoriana. Patriota também tem encontros marcados com o chanceler equatoriano, Ricardo Patino, e a secretária-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a colombiana Maria Ema Mejía.

A visita de Patriota a Quito ocorre duas semanas antes das eleições legislativas no país. No próximo dia 31, os eleitores irão às urnas para escolher os ocupantes de 124 assentos no Parlamento. O bloco de apoio a Correa tenta evitar a redução da maioria que detém na Assembleia Nacional.

De acordo com diplomatas presentes às reuniões, nas conversas do chanceler brasileiro deve prevaler o esforço para intensificar os trabalhos na Unasul. O grupo reúne 12 países sul-americanos. Em abril, quando esteve no Brasil, Mejía disse que as preocupações dela se concentravam nas questões energéticas e de infraestrutura da região.

Ontem (14), a Venezuela anunciou que intensificará a campanha para reduzir o consumo de energia elétrica no país. De acordo com as autoridades venezuelanas, há risco de apagão. Pelo pacote anunciado, aquele que colaborar vai ter descontos na conta de luz. Quem não reduzir o consumo pode ser punidos com multas e sobretaxas.

Edição: Vinicius Doria