Dilma aguarda resposta de Chávez sobre tratamento contra o câncer no Brasil

14/07/2011 - 14h39

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff aguarda a resposta do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para se tratar no Brasil. No mês passado, Dilma ofereceu a Chávez para fazer o tratamento de combate ao câncer com médicos brasileiros no hospital que ele escolher. Há cerca de quatro semanas, o venezuelano foi operado, em Cuba, para a retirada de um tumor cancerígeno. Desde então, segue, em Caracas, um tratamento iniciado em Havana.

De acordo com assessores que acompanham o assunto, a expectativa é que Chávez vença a doença. Mas se necessitar de mais suporte no tratamento, a oferta brasileira é uma alternativa. Em discurso, Chávez agradeceu a oferta de Dilma e lembrou que a presidenta venceu um linfoma, em 2009.

No dia 10 de junho, Chávez se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Dias depois, ele confirmou o diagnóstico de câncer. Não há detalhes sobre que tipo de tumor o atinge.

O tratamento seguido por Chávez inclui repouso, remédios e redução de atividades. Ele não mencionou o tratamento de quimioterapia. Enquanto estava em Havana, o venezuelano foi acompanhado por Fidel Castro, ex-presidente de Cuba.
 

 

Edição: Rivadavia Severo