Iphan não deve se opor à construção de estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios, diz superintendente

13/07/2011 - 18h43

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O projeto anunciado hoje (13) pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de construir um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios não deve encontrar oposição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o superintendente do órgão no Distrito Federal, Alfredo Gastal, o Iphan já tinha sido comunicado da proposta e “em princípio” não é contra. A Esplanada, assim como toda a área do Plano Piloto, é tombada.

O projeto deverá passar pelo órgão que, segundo Gastal, irá acompanhar de perto todas as etapas para garantir que não haja danos ao patrimônio da área. “Talvez, de toda a área tombada do Plano Piloto, a Esplanada [dos Ministérios] seja a mais importante porque é o eixo. Mas para resolver o problema de estacionamento em Brasília a fórmula principal é investir em um transporte público de massa moderno”, disse o superintendente do Iphan.

Hoje o problema de falta de vagas para estacionamento na Esplanada é crítico. O Eixo Monumental, via que dá acesso aos ministérios, ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e outros órgãos, é formado por seis faixas. As laterais são usadas indevidamente como estacionamento. “Acompanharemos [o projeto] com o maior interesse porque isso pode ser uma alternativa para deixar a paisagem da Esplanada livre para respirar, porque as faixas laterais viraram estacionamento”, declarou Gastal.

Segundo Agnelo, até setembro deve ser lançado o edital para que tenha início o processo de construção do estacionamento que abrangerá todo o gramado central da Esplanada dos Ministérios. A estimativa é que ele esteja pronto até o início da Copa do Mundo de 2014.

 

Edição: Aécio Amado