Atletas de 110 países chegam ao Rio de Janeiro para Jogos Mundiais Militares

13/07/2011 - 17h51

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pelo menos 1,3 mil atletas de 110 países já estão alojados na Vila Verde, unidade do Exército que receberá os competidores de seis modalidades dos Jogos Mundiais Militares. O balanço parcial apresentado hoje (13), pelo prefeito da vila localizada em Deodoro, zona norte da capital fluminense, major Érico Peixoto, representa quase a metade do número de atletas esperados na unidade.

“Os representantes estrangeiros começaram a chegar dia 8, quando foi feita a abertura da vila para os chefes das delegações. Mas os atletas começaram a chegar mesmo no dia 11. E já temos praticamente 50% dos atletas previstos para a Vila Verde”, disse o major.

A Vila Verde será o local de concentração dos competidores de seis modalidades dos Jogos Mundiais Militares: futebol, esgrima, hipismo, atletismo, vôlei e pentatlo militar.

A Vila Verde, que tem cerca de 150 mil metros quadrados de área, divididas em 17 blocos com estrutura para hospedagem, alimentação e treinamento, também reúne quase 1,5 mil profissionais contratados por empresas que foram selecionadas para prestar serviços durante a competição internacional que começa no próximo sábado (16).

Na Vila Azul, da Aeronáutica, que fica próxima a unidade do Exército, o último balanço registrou a chegada de 128 atletas, de dez países, que vão competir nas modalidades de basquete, judô, natação, pentatlo moderno, pentatlo aeronáutico, triatlo, vôlei e vôlei de praia.

Em Campo Grande, na Vila Branca, estão alojados 230 atletas estrangeiros. O local reúne os competidores do pentatlo naval, boxe, taekwondo, vela e orientações. O único atleta brasileiro que está na unidade da Marinha representa a modalidade Orientações, uma novidade dos Jogos Mundiais Militares deste ano.

Desde a semana passada, a Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) está funcionando em esquema especial para agilizar o desembarque das delegações. A operação envolve as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. A coordenadoria regional da Receita Federal estima em 6 mil o número de participantes de 109 países, durante o período dos jogos.
 

 

Edição: Rivadavia Severo