Trabalhadoras rurais apresentam amanhã reivindicações ao governo federal

12/07/2011 - 20h02

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Trabalhadoras rurais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal apresentarão amanhã (13) ao governo federal uma pauta de reivindicações com mais de 100 itens. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), esse é o primeiro passo no caminho de diálogo com o governo até a Marcha das Margaridas 2011, programada para os dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmem Foro, disse que a marcha é o maior movimento organizado de trabalhadoras rurais na América Latina e neste ano, terá uma importância maior por se realizar “no primeiro ano de governo da primeira mulher presidente do Brasil”.

Este ano a pauta da Marcha das Margaridas terá sete eixos: biodiversidade e democratização de recursos naturais; terra, água e agroecologia; segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, violência e sexualidade; democracia,
poder e participação política.

As trabalhadoras rurais reforçam as reivindicações de políticas específicas para evitar a pobreza no campo, como reforma agrária, revisão dos índices de produtividade, assistência técnica para tornar os assentamentos mais produtivos. No encontro de amanhã, 30 mulheres de todas as unidades representativas entregarão a pauta de reivindicação ao governo. No próximo mês, são esperadas 100 mil mulheres participando da Marcha das Margaridas.

 

 

Edição: Rivadavia Severo