Para federação, aumento no limite de financiamentos é destaque no Plano Safra 2011/2012

12/07/2011 - 12h13

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O aumento no limite dos financiamentos de custeio e investimento é um dos pontos que merecem destaque neste Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, segundo o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul), Celso Ricardo Ludwig. O plano será lançado hoje (12) em Francisco Beltrão pela presidenta Dilma Rousseff.

“Ficaremos atentos para verificar se mantendo o recurso e aumentando o limite individual de crédito, consequentemente irá diminuir o número de famílias beneficiadas”, disse. A entidade abrange 288 municípios no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador, a unificação e a redução do juro para 1% serão também um fator que deverá incentivar a contratação dos recursos e evitar a inadimplência. A grande novidade do plano, para ele, é a criação do Programa de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar (PGMP), que será executado pela Secretaria da Agricultura Familiar em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Estamos ansiosos para saber como [isso] será estruturado para a agricultura familiar. Boas noticiais ficam também por conta do capital de giro para o Programa de Aquisição de Alimentos e o aumento do recurso para compra, que cresceu de 190 milhões para 890 milhões. Isso é mercado de trabalho para muitas famílias”, disse Ludwig.

Edição: Talita Cavalcante