SP: manifestação em defesa do emprego e da indústria reúne 15 mil metalúrgicos na Via Anchieta

08/07/2011 - 11h20

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 15 mil metalúrgicos, segundo a Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, participam neste momento de uma manifestação, na região de Diadema, em defesa do emprego e da indústria nacional. Eles ocupam as cinco faixas da pista local da Via Anchieta, que liga a capital a Baixada Santista.

A manifestação foi organizada pelos sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo e do ABC Paulista. Além de cobrar do governo medidas para a proteção da indústria nacional, eles reivindicam investimentos em tecnologia e inovação, a redução da taxa básica de juros e políticas de qualificação profissional.

Os sindicatos devem ser multados por ocupar a via. Uma decisão da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo proíbe as duas entidades de utilizar na manifestação faixas da Anchieta, sob pena de receberem multa diária de R$ 1 milhão. O presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, disse que está ciente da decisão da Justiça, mas reafirmou que o protesto será mantido.

Edição: Juliana Andrade