Feira de concursos no Rio deve atrair mais de 20 mil pessoas em dois dias de evento

08/07/2011 - 14h30

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os concurseiros de plantão e aqueles que nunca fizeram concurso, mas cogitam concorrer a um cargo público, terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre provas, comprar livros com desconto e até de disputar bolsas integrais em cursos preparatórios. Com a expectativa de receber mais 20 mil pessoas, ocorre de hoje (8) até amanhã (9) a 8ª Feira do Concurso no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A proposta é reunir o que há de melhor em concursos públicos em um só local, com palestrantes, professores, cursos preparatórios presenciais, telepresenciais, a distância, editoras especializadas em concursos, um advogado para dar orientação jurídica de como reclamar direitos, caso o candidato se sinta prejudicado, e o mais interessante é que os participantes não precisam pagar nada por isso”, disse o organizador do evento, Ricardo Ferreira.

A novidade desta edição é a participação da Petrobras, das Forças Armadas e das polícias Federal e Militar que estão com estandes montados para orientar possíveis candidatos sobre provas e cargos. Também haverá palestras sobre as carreiras disponíveis nesses setores e suas vantagens para os futuros empregados.

Ricardo Ferreira disse ainda que o setor de concursos públicos atrai cerca de 10 milhões de candidatos anualmente. “A Petrobras, por exemplo, está com um edital para 587 vagas e deve realizar, nos próximos anos, em média, dois concursos por ano.”

Em sua primeira visita à feira, a professora Juliana Fagundes, 32 anos, que já participou de quatro concursos públicos, reclamou do pequeno número de estandes sem fins comerciais, como editoras de livros e cursos, mas elogiou o estande organizado por concurseiros que se unem para buscar descontos em livros e dar dicas sobre concursos e provas. “Você se inscreve e fica fazendo parte de uma espécie de fórum virtual. É bem legal.”

A feira conta também com um espaço apelidado de divã dos concursos, onde terapeutas ajudam os candidatos a identificar e enfrentar possíveis barreiras psicológicas para ter um bom desempenho na hora da prova. O paulista Cleber do Nascimento que, desde 2009, dedica-se exclusivamente a estudar para concursos estava na fila do atendimento terapêutico. “Não fico muito nervoso na hora da prova, mas acho que a terapeuta pode de repente me auxiliar na parte de concentração na hora do estudo, pois me disperso com facilidade.”

Edição: Talita Cavalcante