Graziano vai ao Chile agradecer apoio por sua vitória na FAO

07/07/2011 - 8h18

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Chile, Sebastián Piñera, reuniu-se ontem (6) com o novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva. Os chilenos apoiaram a candidatura de Graziano na disputa do último dia 26, quando ele venceu o espanhol Míguel Ángel Moratinos.

De acordo com relatos de diplomatas presentes, Graziano elogiou o empenho do governo chileno no combate à fome. Para os chilenos, Graziano é um exemplo no esforço para enfrentar os problemas globais e os desafios envolvendo a fome e a pobreza.

Desde 2006, Graziano é o representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe. Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2012 e o mandato irá até 31 de julho de 2015. De acordo com o brasileiro, o combate à fome envolve ações conjuntas para a melhoria da qualidade de vida.

Graziano tem pela frente vários desafios - um deles é enfrentar o fato de cerca de 500  milhões de pessoas serem apontadas como famintas no mundo. Há ainda informações que a tendência é ocorrer alta dos preços dos alimentos na próxima década.

Edição: Graça Adjuto