Carga de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional aumentou 2,6% em junho

06/07/2011 - 16h21

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A carga de energia gerada no Sistema Interligado Nacional aumentou 2,6% em junho em comparação ao mesmo mês de 2010, segundo o boletim de carga mensal divulgado hoje (6) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A carga corresponde aos valores obtidos a partir da geração de energia de todas as usinas despachadas de forma centralizada pelo ONS, somada à geração de usinas programadas pelo órgão.

De acordo com os técnicos do ONS, o resultado reflete a acomodação da atividade industrial, já observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em função das medidas governamentais de contração do crédito e elevação dos juros.

Em relação a maio, entretanto, a carga de energia caiu 1,3%, devido aos efeitos sazonais do período. No acumulado de 12 meses, foi registrado crescimento da carga de 4,6%.

O Subsistema Norte apresentou as maiores variações positivas tanto em junho (6,7%), como no período de 12 meses (5,3%). O ONS atribuiu o desempenho da carga na região à produção de grandes consumidores eletrointensivos, dos quais dois terços pertencem ao setor metalúrgico, cuja produção se destina na maior parte à exportação de commodities.

Com exceção do Subsistema Sul, que ampliou a carga em 1,9% em junho em relação a maio do ano passado, todos os demais mostraram queda, sendo a maior (-2,2%) registrada no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Isso se deve, segundo o IBGE, à redução do ritmo de crescimento industrial desde março.

Já o Subsistema Nordeste mostrou a única variação negativa da carga em junho, comparado com igual mês de 2010 (-0,2%). Temperaturas baixas somadas à continuidade das chuvas na região contribuíram para esse resultado. O Nordeste teve também o menor aumento da carga em 12 meses (1,7%).

Edição: João Carlos Rodrigues