Universidades federais do Rio e de Pernambuco firmam parceria para integrar conhecimento com demanda do mercado

04/07/2011 - 16h22

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de proporcionar maior integração entre o setor acadêmico e as pequenas e médias empresas, foi assinado hoje (4), em Recife (PE), um acordo de cooperação e intercâmbio tecnológico entre a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, explicou que serão transferidas para a UFPE as técnicas e metodologias do projeto Idea, desenvolvido pela Coppe e aprovado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto incentiva alunos e pesquisadores universitários a transformar resultados de pesquisas em novos produtos e empreendimentos.

“O acordo trata da transferência de tecnologia para as empresas de pequeno e médio portes, a interação entre universidade e empresas e a formatação de empresas pequenas de base tecnológica oriundas da própria universidade, que podem prestar serviços diferenciados no mercado”, disse Estefen à Agência Brasil.

Após a transferência das metodologias do programa Coppe Idea à UFPE, será possível estruturar projetos de interesse de Pernambuco voltados, por exemplo, ao Complexo Industrial Portuário de Suape, que já tem quase 100 empresas instaladas.

“Nós entendemos que hoje, no Brasil, a grande carência a ser suprida é fazer com que as pequenas empresas nacionais de engenharia possam, através de serviços diferenciados, entrar em mercados mais competitivos, como os que envolvem a construção naval, petroquímica e outros setores da indústria”, disse ele.

Edição: Vinicius Doria