Principais lideranças tucanas lamentam a morte de Itamar Franco

04/07/2011 - 15h47

Luciana Lima
Enviada Especial da Agência Brasil

Belo Horizonte - As principais lideranças do PSDB estiveram presentes ao velório do corpo do ex-presidente Itamar Franco, hoje (4), no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) lembrou que, quando foi ministro da Fazenda, o então presidente deu pleno apoio à equipe econômica que planejou e executou o Plano Real. "Devo ao Itamar por ele ter aberto espaço para mim. Como ministro da Fazenda, quando o real foi feito por minha equipe, nada teria sido feito sem o apoio irrestrito do então presidente".

FHC também elogiou a simplicidade e a ética de Itamar Franco: "Itamar foi um homem muito simples, no jeito de falar, no modo de viver e de se relacionar com as pessoas. Ele nunca se deixou fascinar pelo poder. Ele tinha sentimento ético, que faz falta no Brasil atualmente.

Ao lado de FHC, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a política perdeu o caráter de "destemor e inovação" de Itamar Franco. "São características dele, desde que era prefeito de Juiz de Fora."

O ex-governador de São Paulo José Serra lembrou que Itamar liderou o país em um momento difícil, de reconstrução da democracia e de crise econômica. "Ele soube conduzir o país. Ele distencionou e abriu caminho para o Plano Real", disse Serra.

Já o senador Aécio Neves (MG) preferiu não falar de política. "Hoje eu choro e lamento a perda de um amigo querid."

Edição: Vinicius Doria