Chávez travou batalha decisiva com resultados impressionantes, diz Fidel

04/07/2011 - 9h27

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O ex-presidente cubano Fidel Castro disse, em sua coluna semanal, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ultrapassou com “resultados impressionantes” uma “batalha decisiva” e que irá conduzir os venezuelanos a “uma grande vitória”. Segundo Fidel, foi ele quem informou a Chávez que o amigo estava com câncer e o tratamento era urgente. As afirmações do cubano estão na coluna Reflexões de Fidel, publicada nos sites oficiais do governo, como o Cubadebate.

A coluna foi publicada com oito fotografias de Fidel conversando com Chávez em um ambiente que parece ser o quarto de um hospital. Ambos estão com roupas esportivas, nas cores azul e branco, e demonstram estar à vontade. O texto e as imagens têm a data de ontem (3) e o horário das 16h12.

Chávez está em Havana desde o último dia 10, quando foi internado para uma cirurgia de urgência. Na ocasião, ele informou ter sido operado para a retirada de um abcesso na região pélvica. Mas, na semana passada, o venezuelano confirmou que está se tratando de câncer, mas não mencionou detalhes. Há informações de que seja um câncer de próstata.

“Os resultados são impressionantes e afirmo que o paciente ultrapassou uma batalha decisiva que o conduzirá, e a Venezuela, a uma grande vitória”, disse Fidel, na coluna semanal. “O presidente venezuelano é um dos homens que mais fizeram pela saúde e educação de seu povo”, acrescentou.

Segundo Fidel, dar a Chávez a notícia sobre a doença foi uma tarefa difícil de ser cumprida. “Eu admito que para mim não foi uma tarefa fácil informar o amigo da nova situação. Eu aprecio a dignidade com a qual ele recebeu a notícia”, contou o cubano.

No texto, Fidel admitiu as limitações econômicas e de equipamentos em Cuba. Mas negou que essas restrições impeçam Chávez de se tratar no país. O ex-presidente de Cuba lembrou que há vários profissionais da área de saúde atuando em países como o Brasil e o Equador.

“Graças à Revolução Bolivariana, Venezuela e Cuba são países onde a saúde e a educação têm se desenvolvido notavelmente. Todos os cidadãos têm direito a receber educação livre real geral e formação profissional”, disse Fidel.

Edição: Juliana Andrade