Ministro vai à Europa para intensificar acordos na área de defesa

02/07/2011 - 11h57

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos do Brasil, da Grã-Bretanha e da França devem intensificar as parcerias na área de defesa envolvendo as Olimpíadas de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, viajou à França e à Inglaterra para negociar essas parcerias de de projetos no setor. Ele só retorna ao Brasil no próximo dia 10.

De acordo com o dossiê da candidatura Rio 2016, documento usado na seleção para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, estão previstos mais de R$ 12 bilhões em investimentos. Na disputa para a sede de 2012, o Brasil perdeu para Londres. Concorreram Leipzig, na Alemanha, Rio de Janeiro, Istambul, na Turquia, e Havana, capital de Cuba.

O ministro da Defesa está hoje (2) em Londres para reuniões com o secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Liam Fox. Na capital inglesa, Jobim deve visitar as instalações militares e participar de demonstrações sobre equipamentos de segurança e inteligência que serão empregados nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Na Grã-Bretanha, a agenda de Jobim inclui ainda visita à base naval de Portsmouth, onde ele vai conhecer de perto estaleiros de navios e corvetas britânicos. Em Marselha, na França, além de participar de um seminário sobre economia e segurança internacional, o ministro se reúne com militares e diplomatas.

Edição: João Carlos Rodrigues