Em São Paulo, políticos prestam solidariedade à família de Itamar Franco

02/07/2011 - 16h42

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Uma das últimas batalhas enfrentadas pelo ex-presidente e senador Itamar Franco era pela redução do uso de medidas provisórias, segundo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em São Paulo. “No primeiro semestre, ele vinha se destacando como um parlamentar que alertava para a necessidade de bem se cumprir a Constituição e o Regimento Interno do Senado”,disse o petista. Suplicy esteve na manhã de hoje (2) no Hospital Albert Einstein, onde Itamar morreu.

O senador petista lamentou a morte do colega. “Ele foi um extraordinário brasileiro, amado por todos e pela população de Minas Gerais que o elegeu governador, senador e presidente da República. Mais do que isso, ele se tornou uma pessoa amada e respeitada por todos nós brasileiros e brasileiras.”

O ex-ministro do Planejamento e do Ministério de Minas e Energia do governo Itamar Franco Alexis Stepanenk, também esteve no hospital. Ele destacou que os principais legados deixados por Itamar foram a recuperação da governabilidade e a crença, “depois de tantos choques econômicos”, o fim da inflação e a relação com sindicalistas. “Ele falava com Lula [Luiz Inácio Lula da Silva], com Brizola [Leonel Brizola] e com todas as forças políticas”.

Edição: João Carlos Rodrigues