Vereadores paulistanos aprovam R$ 420 milhões em incentivos para futuro estádio do Corinthians

29/06/2011 - 22h08

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite de hoje (29) o projeto de lei que concede R$ 420 milhões em incentivos fiscais para as obras de construção do estádio do Corinthians, que deve receber os jogos da Copa do Mundo. Foram 36 votos favoráveis, 12 contrários e 3 abstenções.

O projeto deverá ainda passar por uma nova votação na sexta-feira (1º) antes de ser enviado para sanção do prefeito Gilberto Kassab. Amanhã (30) será realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para discutir o projeto do estádio que deve ser construído na zona leste paulistana.

Para justificar a renúncia fiscal em benefício de um empreendimento privado, a prefeitura argumenta que a obra irá contribuir para o desenvolvimento econômico da zona leste da cidade. Segundo a administração municipal, a carência de oportunidades de trabalho na região, que concentra 37% da população paulistana, faz com que 2 milhões de pessoas tenham que se deslocar todos os dias para outras partes da capital paulista.

Contrário à proposta dos incentivos, o vereador Aurélio Miguel (PR), contesta a concessão de incentivos para o projeto. “O Executivo tem que arrecadar para dar condições de vida para a população, não dar dinheiro para construir estádios”, disse na tribuna da câmara.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse hoje contar com a aprovação dos incentivos para a construção do estádio, já conhecido como Itaquerão. Segundo o ministro, não existe outra opção de arena para receber os jogos da Copa em São Paulo.

 

Edição: Aécio Amado