Em depoimento na Câmara de Vereadores, prefeito de Campinas defende mulher de acusações

29/06/2011 - 20h56

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil*

São Paulo - Em depoimento hoje (29) na Comissão Processante da Câmara dos Vereadores, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), defendeu a sua mulher, Rosely Nassim dos Santos, da acusação de liderar um esquema de corrupção na administração municipal que envolvia a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

“Quero me colocar em defesa de minha mulher, com quem estou casado há 40 anos, com quem tenho filhos e netas. Essa mulher não pode levar o linchamento moral que está levando baseado simplesmente numa acusação sem provas”, disse o prefeito, durante seu depoimento.

De acordo com o Ministério Público Estadual, funcionários da administração municipal montaram um esquema para fraudar licitações da Sanasa. Um dos envolvidos, Luiz Aquino Castrillon de Aquino, ex-presidente da Sanasa, está colaborando com as investigações e revelou como funcionava a distribuição de propinas na prefeitura.

Segundo o prefeito, as acusações que estão sendo feitas por Aquino são infundadas. “No passado, foi um amigo de infância em quem confiei e que, infelizmente, em 2008, traiu a nossa confiança e a da cidade de Campinas.”
.
Durante seu depoimento, o prefeito disse que nunca teve conhecimento sobre qualquer irregularidade que tenha ocorrido na prefeitura de Campinas. E criticou a Comissão Processante. “Essa peça da Comissão Processante é, efetivamente, um instrumento político.”

O prefeito também negou que ele ou sua mulher tenham recebido em casa dinheiro do esquema criminoso que está sendo investigado. “Receber dinheiro na minha casa, jamais.”
.
A instalação da Comissão Processante foi aprovada por unanimidade no dia 23 de maio na Câmara dos Vereadores. O objetivo da comissão é apurar a responsabilidade do prefeito nas denúncias de irregularidades na administração municipal.

* Com informações da TV Brasil

Edição: João Carlos Rodrigues