Temperaturas caem no país, com formação de geadas e neve no Sul

28/06/2011 - 8h06

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As temperaturas em todo o país caíram hoje (28), com geada e até neve em algumas regiões do Sul. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estima uma terça-feira gelada em cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O governo paranaense lançou campanha para a distribuição de cobertores, agasalhos e colchões.

Na cidade de São José dos Ausentes (RS) a temperatura chegou a - 2 graus Celsius (ºC), levando a prefeitura a suspender temporariamente as aulas para poupar os estudantes. A medida foi tomada depois que alunos e professores reclamaram à prefeitura que não estavam suportando o frio dentro das salas de aula.

Em São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina, a temperatura mínima foi - 6ºC. Em várias dessas cidades, os turistas lotam as pousadas e hotéis à espera da neve. Na cidade de São José dos Ausentes, a prefeitura postou imagens de invernos passados nas quais a neve aparece em quase todas.

No Sudeste, a previsão também é de temperaturas negativas na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e no sul de Minas Gerais, com mínima de até -3ºC. Na região serrana do Rio de Janeiro, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, a temperatura pode chegar a  8ºC.

No Paraná, o governo do estado e algumas prefeituras promovem uma campanha de arrecadação de colchões, cobertores e roupas para ajudar os municípios de Capitão Leônidas Marques, Cantagalo e Capanema, onde uma chuva de granizo, na madrugada no último dia 26, deixou dois feridos e mais de 1,5 mil casas danificadas.

O governador do Paraná, Beto Richa, informou, na página do governo na internet, que enviou um caminhão com 255 colchões, 600 cobertores e cerca de 8 mil peças de roupas para atender às vítimas da chuva. “Não podemos ficar de braços cruzados numa hora tão crítica como esta, em que as pessoas tiveram suas casas, móveis e roupas danificados”, disse.

Edição: Graça Adjuto