Secretaria de Transportes do Rio será responsável por substituir tela do bondinho de Santa Teresa, diz Iphan

28/06/2011 - 17h08

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan/RJ) informou hoje (28), por meio de nota, que não será mais responsável pela substituição da tela que contorna o trajeto do bondinho de Santa Teresa.

Segundo a assessoria do instituto, como a responsabilidade do órgão é garantir apenas a conservação do patrimônio, ficou acertado, em reunião realizada ontem, que a substituição da tela será feita pela Secretaria Estadual de Transportes do Rio. De acordo com o Iphan, a secretaria também será responsável pelo projeto de substituição do sistema de proteção do bondinho. “Vamos apenas avaliar se os itens desse projeto estão adequados ao monumento, no sentindo de não causar danos ou poluí-lo visualmente”.

Na nota, o instituto destaca ainda que “nunca criou qualquer obstáculo à manutenção e à conservação desse equipamento, até porque o mesmo não faz parte do bem considerado tombado” e recomenda ainda a restauração da rede elétrica do local e dos postes de iluminação e sustentação dos cabos de energia, “uma vez que esses também apresentam problemas que podem causar danos ao monumento”.

Edição: Lana Cristina