Cerca de 1,5 mil sírios chegaram à Turquia nas últimas 24 horas para pedir refúgio

24/06/2011 - 10h48

Da Agência Lusa
 

Brasília – Nas últimas 24 horas, mais de 1,5 mil refugiados sírios entraram na Turquia fugindo dos conflitos que ocorrem no país desde o começo de março, segundo o Exército turco. Até a manhã de hoje (24) foi registrada a entrada de 1.578 cidadãos sírios, de acordo com os militares turcos. Paralelamente, a União Europeia analisa a hipótese de limitar a entrada de imigrantes ilegais, atendendo a pedidos da Itália e França.

Um grupo de 50 sírios buscou ajuda em hospitais por causa de ferimentos a bala. Na Turquia, há cinco campos para refugiados que reúnem 11.739 sírios.

Na Síria, as manifestações de protesto ao governo do presidente Bashar Al Assad se intensificaram nos últimos dias, mesmo depois do anúncio de reforma da Constituição.

De acordo com as autoridades turcas, a organização do Crescente Vermelho turco, na província de Hatay (no Sul da Turquia), trabalha na construção de um sexto campo para refugiados que terá 800 tendas com uma capacidade para cerca de quatro mil pessoas.

Os sírios, que fogem do país, reclamam da violência das forças de segurança que atuam sobre os protestos. A comunidade internacional cobra do governo Assad providências em relação às denúncias de violação de direitos humanos.