Aeroviários protestam contra condições de trabalho em Guarulhos na véspera do feriadão

22/06/2011 - 22h38

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

Guarulhos (SP) – Com apitos e cartazes, um grupo de aeroviários protestou no começo da noite de hoje (22) em frente aos balcões de check-in do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os funcionários responsáveis pelas operações em terra das companhias aéreas reclamam das más condições de trabalho.

Segundo o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Orissom Melo, um dos principais problemas são as jornadas de trabalho excessivas. De acordo com ele, o número de funcionários é insuficiente para atender a demanda dos terminais, por isso, muitos aeroviários trabalham em jornada dupla de 12 horas. “Do jeito que está, o sistema de trabalho dos aeroviários nos aeroportos coloca efetivamente em risco a segurança de voo”, alertou ao lembrar que essas equipes são responsáveis por tarefas vitais, como a manutenção das aeronaves.

Além disso, Melo reclamou de assédio moral das empresas e do comportamento dos usuários do transporte aéreo em relação aos aeroviários. Segundo o sindicalista, muitos passageiros são agressivos com os funcionários devido a problemas que não podem ser resolvidos pelos trabalhadores, como condições adversas de clima. “O passageiro joga toda a sua frustração de não poder voar naquele horário no atendente que não tem culpa de nada”.

As concessões de aeroportos à iniciativa privada também foram alvo de reclamações dos manifestantes. “Nós entendemos que não se faz nada no afogadilho por causa da Copa do Mundo ou das Olimpíadas. As demandas do setor aéreo vêm crescendo há muito tempo, e há muito tempo não se tem políticas sérias para o transporte aéreo neste país”, disse Melo.
 

 

Edição: Rivadavia Severo