Estudantes universitários vão trabalhar como voluntários nos Jogos Mundiais Militares de 2011

21/06/2011 - 18h20

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 1.250 jovens universitários serão voluntários nos Jogos Mundiais Militares de 2011. O acordo foi assinado hoje (21) no Rio de Janeiro, entre a organização dos jogos e 16 universidades, públicas e privadas, dos estados do Rio e de São Paulo. As instituições participam do Projeto Rondon Esportivo, do Ministério da Defesa, cuja dinâmica servirá de modelo para o trabalho.

Os alunos de ensino superior, orientados por cerca de 45 professores, vão trabalhar colaborando na organização do evento, sendo alocados em funções relacionadas com os seus cursos.

De acordo com o coordenador-geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Militares, general Jamil Megid, os voluntários serão distribuídos pelas diversas instalações esportivas. “Quem veio da faculdade de medicina vai para nossas instalações de saúde, completando nossa equipe profissional. Outros vão trabalhar nas relações públicas, na recepção das delegações, como intérpretes, e assim por diante”, explicou.

Megid disse que, por meio do convênio, haverá uma integração com a sociedade. “É não ficarmos só com os Jogos afetando as organizações militares. As competições serão de alto nível e é uma maneira de difundir os jogos, com as famílias participando e ampliando o conhecimento. Acho que todos saem ganhando.”

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. Coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo contribuir para a formação do universitário brasileiro como cidadão. Com a participação de 6 mil atletas e com 20 modalidades esportivas, os Jogos Mundiais Militares serão realizados no Rio de Janeiro de 16 a 24 de julho.

Edição: Lana Cristina