Vacinação contra o sarampo pretende imunizar 3,1 milhões de crianças em São Paulo

18/06/2011 - 17h10

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Começou hoje (18) a campanha de vacinação que pretende imunizar 3,1 milhões de crianças paulistas contra o sarampo e 2,7 milhões contra a paralisia infantil. A mobilização, que ocorre até o próximo dia 1º, conta com 51 mil profissionais distribuídos em 14 mil postos de saúde em todo estado, em uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com as prefeituras.

Segundo a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato, a vacinação contra o sarampo deveria ocorrer em agosto, mas foi antecipada devido à ocorrência de surtos da doença em alguns países europeus. Como o Brasil não registra nenhum caso de sarampo desde 2001, Helena destacou que a intenção é prevenir e evitar que brasileiros se contaminem no período de férias e disseminem a doença ao retornarem ao país.

Para abertura da campanha, foi montado em um shopping da zona oeste paulistana um posto volante de vacinação que, além das injeções e gotinhas, distribuiu esculturas de balão, máscaras de papel e pintura de rosto para as crianças.

A ideia foi aprovada pela mãe de Sofia, a publicitária Juliana Rodrigues. Para ela, a abordagem “transforma uma situação complicada para a criança, que não compreende direito a importância, em uma brincadeira”.

O analista de sistemas Elísio Amorim também aprovou a abordagem, mas sentiu falta do tradicional Zé Gotinha. “Na minha época tinha”, disse, lamentando a falta de alguém caracterizado do personagem símbolo da vacinação contra a paralisia infantil.

Os filhos de Amorim, Davi e Júlia não choraram ao receber as injeções da imunização contra o sarampo. Ele atribuiu a "façanha" não só ao ambiente lúdico do posto volante, mas ao apoio moral que passou como pai. “Eu segurei os dois. A mãe, se deixar, chora junto”, brincou.

Os postos de vacinação devem funcionar até as 17h. Estão convocadas todas as crianças de até 7 anos de idade. As que têm entre 1 e 4 anos recebem as duas vacinas. As que têm 5 e 6 anos são imunizadas apenas contra o sarampo. Os menores de 1 ano recebem somente as gotinhas contra a paralisia infantil.

A tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, também está sendo aplicada nos estados de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Pernambuco, na Bahia, no Ceará e em Alagoas.

 

Edição: Lílian Beraldo