Na Argentina, empresa aérea organiza voos extras para garantir que pessoas consigam viajar

17/06/2011 - 12h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A empresa aérea Aerolineas Argentinas organizou para hoje (17) três voos especiais de ida e volta nas regiões de Ushuaia, Buenos Aires e Rio Gallegos. O objetivo é garantir o transporte de passageiros que estão em áreas onde os voos foram suspensos em decorrência da nuvem de cinzas provocada pelo vulcão chileno Puyehue.

O primeiro voo especial sairá nesta manhã do Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, rumo a Ushuaia. Depois, haverá um segundo voo de Ushuaia para Buenos Aires. As operações envolvem um Airbus A-340 com capacidade para 280 passageiros.

Outros dois outros voos foram organizados para amanhã (18). Um deles sairá da Tierra del Fuego em direção a Ushuaia. O outro voo partirá de Ushuaia em direção a Buenos Aires. De acordo com informações da empresa aérea, os interessados devem entrar em contato com as companhias para tentar lugar nos voos.

O vulcão Puyehue – que faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón-Caulle – no Sul do Chile a 870 quilômetros da capital, Santiago, entrou em erupção no último dia 4. Desde então uma nuvem de cinzas se deslocou do Chile em direção à Argentina, ao Uruguai, ao Brasil e até Nova Zelândia e Austrália.

O Chile está localizado na área geográfica do Anel de Fogo do Pacífico e tem 2.085 vulcões, dos quais cerca de 125 são ativos e aproximadamente 60 tiveram algum tipo de atividade eruptiva nos últimos 450 anos.

 


* Com a agência pública de notícias da Argentina, Telam   //   Edição: Lílian Beraldo